A Chinatown de Nova York, não é apenas mais um dos tantos bairros chineses pelo mundo, é a maior Chinatown dos EUA e de todo o ocidente.
A imigração chinesa para os Eua se iniciou por volta de 1840 quando muitos chineses deixavam seu país atraídos pela busca do ouro que se dava no oeste americano tencionando ganhar dinheiro e retornar para a China, mas muitos acabaram ficando, se casando e trabalhando em outras atividades como a construção ferroviária.
Com o aumento da chegada de imigrantes chineses em busca de trabalho, parte da população dessas cidades se sentia lesada, como se os chineses roubasse o trabalho que poderia ser da população genuinamente Norte Americana, o que fez com que muitos Chineses se mudassem para cidades grandes em busca não só de trabalho, mas também visando construir uma vida melhor com uma melhor convivência junto ao povo americano.
A imigração chinesa se deu primeiro em número pequeno e foi aumentando até a lei de “exclusão chinesa” que proibia a entrada e a naturalização de chineses e nos Eua, e que durou até 1942.
Com o fim deste decreto Chinatown cresceu e se desenvolveu e hoje, já invade parte de Little Italy, possuindo um grande centro comercial e inúmeros restaurantes onde são servidos pratos tipicamente chineses, embora alguns possam achar a decoração dos locais muito ocidentalizada.
A comunidade chinesa de Nova York é também muito preocupada com sua união e com a manutenção dos costumes chineses sendo de fato uma pequena (não tão pequena assim.) parte da china no coração de Mannhatan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário