Diferente do Ano Novo ocidental, comemorado no dia 1º de janeiro segundo o calendário gregoriano, o ano novo chinês é comemorado seguindo o calendário lunar e acontece no fim de janeiro meados de fevereiro não tendo uma data fixa, coincidindo apenas com o inicio da primavera.
O ano novo chinês está para o os chineses assim como o Natal está para os ocidentais, sendo a festa mais importante e mais aguardada por eles.
As preparações para o grande dia se iniciam semanas antes da data marcada, que varia de ano para ano, quando os chineses fazem uma grande faxina em suas casas e em suas vidas. Além de limpar suas casas para afastar os maus espíritos, eles costumam cortar os cabelos, pagar contas e não deixar nenhum tipo de atividade pendente para o próximo ano que se inicia, além é claro de fazer suas oferendas aos deuses.
As cores predominantes nas festividades são o vermelho e o dourado. Sendo o vermelho uma cor yang forte e vibrante é a mais utilizada durante as comemorações e é costume as mulheres escolherem roupas nesta cor para garantirem sorte e um bom ano, da mesma forma que compram roupas novas na mesma cor para usar durante as festividades garantindo ainda mais sorte.
Sendo uma festa familiar, o mundo dos chineses para durante as comemorações do ano novo. Eles dão uma pausa no trabalho como em um feriado para poderem comemorar com suas famílias.
Como no ocidente, os chineses preparam uma grande festa familiar durante a véspera do ano novo onde toda a família se reúne. É costume durantes as festas as pessoas mais velhas presentearem os mais jovens e os solteiros da família com uma importância em dinheiro em pequenos pacotinhos vermelhos, os chamados hung bao, e por tradição, não se deve abri-los na frente da pessoa que o presenteou ou isso poderá trazer má sorte.
Todos comem juntos à meia noite e assistem à queima de fogos de artificio que tenciona afastar maus espíritos.
As festividades só terminam com a festa das lanternas realizada no fim de semana seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário